sábado, 15 de setembro de 2012

BC  - ESMALTE E ECONOMIA DOMÉSTICA

O tema da blogagem da Fernanda Reali desse sábado é Economia Doméstica.


O que eu posso falar sobre Economia Doméstica?

Bem, sou de certa forma estreante nessa área, então tenho pouco (aliás, nada) a falar, mas muito a aprender.

E sei que vou aprender e muito nessa blogagem com todas as meninas...

Minha vida de ‘administradora do lar’ aconteceu repentinamente, após minha mãe sofrer uma paresia em decorrência de uma cirurgia de artrodese na coluna, cirurgia essa que viria mudar toda nossa vida.

Como morávamos em um apartamento sem elevador, minha mãe foi morar com minha avó, e lá tínhamos duas ajudantes: uma diurna e outra que passava a noite com elas. Eu fiquei morando sozinha, mas confesso que chegava cansada do trabalho, não tinha disposição para fazer nada, e aos finais de semana, as ajudantes tinham folga e eu assumia a casa da minha avó, mas apenas fazia almoço, dava banho fazia e companhia...

Para resumir, em julho/2011 minha avó faleceu e fui morar com minha mãe, e ficamos com apenas uma ajudante diurna. Até então, eu não tinha noção do que era administrar uma casa, pois minha mãe ‘comandava’ a situação com a ajudante.


Em dezembro/11 mudamos para um apartamento com elevador, a ajudante não quis nos acompanhar, e ficamos um tempo tentando arrumar outra mas não conseguíamos...
Viemos com a cara e a coragem. Eu não sabia o que me esperava. Passei a administrar a casa, fazer compras, limpar, fazer comida...

Confesso que ainda mesmo depois de tanto tempo estou completamente perdida, sobretudo nos útimos 3 meses, pois enquanto eu trabalhava fora, uma senhora fornecia e entregava “marmitex” para minha mãe, eu ficava tranquila, só fazia compras das coisas que iam acabando, mas ela  mudou-se e tive que passar a fazer comida todos os dias. 
Pode parecer cômodo, mas financeiramente, compensava mais comprar a comida pronta, porque era uma comida caseira, saborosa... sem contar a variedade do cardápio, e economizávamos gás né... (seria isso uma dica de economia doméstica?)


Genzzzzzzzz eu sei cozinhar, já tive uma cantina em uma escola, mas é diferente, é como se tivesse debutando... Fico completamente perdida com comida,  com limpeza da casa, não tenho rotina...me perco nas compras, um caos total...

Nessa matéria minha nota é zero!


É horrível falar, mas eu não me programei para essa condição, e isso me deixa nervosa, perdida e ansiosa. Por isso resolvi contar para vocês minha história, porque essa blogagem vai ser muito útil para mim.

Até ‘googlei’ sobre o tema, e no começo pensei em não participar porque não sei nada sobre Economia Doméstica, sobretudo como administrar uma casa, como eu vejo as meninas maravilhosas fazerem isso com tanta facilidade e maestria, né Muher Maravilha? (FernandaReali).

Quero aproveitar essa blogagem, para agradecer a Monalise Nogueira pelas receitinhas dentre outras coisas, a Josilene Pinto, VeraMoraes pelos pratos vapt-vupt, Fernanda Sahira, que me ensinou muito, inclusive a limpar o banheiro com spray limpa-forno (é sério), e tantas outras meninas que me dão dicas bacanas que eu nem imaginava que eram tão eficiente e praticas.



À todas as meninas que administram uma casa, minhas reverências, pois administrar uma casa é tão complexo como gerir uma empresa, senão mais...

Estou ansiosa para ler todos os posts, com o caderninho em mãos para não perder nenhuma dica....


Os esmaltes que usei foram: por baixo um preto da Avon (da manicure), e por cima o meu queridinho do momento que tanto desejava o Cheesecake da Hits, da Coleção Mari Moon, um glitter rosa escandaloso de lindo que ganhei da minha Diva Léozinha, quando foi visitar a Beauty Fair (ela contou tudo AQUI)


Ó só, eu reprovei nessa matéria, mas vem conhecer meninas 'CDF' que tiram dez com louvor.... a mestra Fernanda Reali te mostra tudo.


Beijos e um lindo final de semana
: )

29 comentários:

Unknown disse...

...melllllllllllllllllldelllllllllllsssssssss...limpar banheiro com spray limpa forno !!! é isso mesmo que li????
faz tanto sentidoooo...
como não penei nisso antes nem vou perguntar: meu cérebro é micro e o mosaico é macro, de onde estou tb aprendendo a tirar lições...azunha da menina ana estão lindas e me enchi de alegria pelo carinho (nem merecido) que dedicou a mim...um gde abraço e toda,toda,toda sorte do mundo em planos que fizer pra sua vida, apenas começando...estejam sempre com Deus, viu?

Renatha disse...

A gente sempre tem muito a aprender e tua disposição já me diz tudo!

Adorei o post super sincero e o esmalte ficou lindoooo!!! Nem gosto tanto assim de brilho, mas essa combinação ficou show!

Beijos!!

Fernanda Reali disse...

essa do sprya limpa forno é novidadepra mim! vou testar, lógico.

essa sensaçao se estar perdida com a casa a gente tem quando vai morar sozinha ou se casa, a sensaçao difícil de ägora é tudo comigo".

concordo contigo sobre comprar a marmita. para uma só pessoa, nao compensa cozinhar. fazer comida em casa é mais saudável e econômico se fizermos para mais gente. só para um, quem vai descascar tanto legume,lavar tanta salada?

Ana, penso que se tu pagares uma congeleira uma vez ou outra será bom. uma cozinheira que passe o dia preparando e congelando coisas em porçoes pequenas: lentilha, feijao, carnes. assim tu só vais precisar preparar uma saladinha.

BEIJOOOOO, amei!

Celena disse...

Amiga que post legal, adorei a dica do spray limpa forno, vou testar, com certeza,rsrs. Amei seu esmalte arrasou no brilho...bom final de semana minha flor.bjs.

Ana Paula Tolentino disse...

Oi!!! Administrar uma casa não é mesmo fácil!!! Minha mãe saiu de casa nova para estudar, e sabia que isso ia acontecer com a gente, pois na nossa cidade não tinha faculdade, então desde nova ela nos ensinou o básico (mesmo em casa tendo quem fizesse), por isso não tive muitas dificuldades. Mas me lembro como era difícil para as minhas amigas de faculdade darem conta.
Concordo com o lance de comer fora, às vezes sai muito mais em conta e a gente acaba desperdiçando menos comida.
E é complicado conseguir cuidadoras né, meu pai passa muita dificuldade com minha avó...

Beijos

Josilene disse...

Ana, minha miga querida tu tá muito porreta mesmo hein!
Adrei seu esmalte com gliter, eu quero tà.kkk
Amei sua dica do limpador de forno pra limpar o banheiro. Precisa me ensinar, pq odeio fazer esse serviço.
Que zero nada, tu nota dez como administradora de casa (adorei esse titulo)bjs sua linda.

Crys Leite disse...

Ana, adorei conhecer sua história. Imagino como foi difícil ter que mudar a rotina assim, de repente. Como contei no post eu não sou a responsável direta pelo assunto, mas procuro aprender com meus pais a melhor maneira de gerir uma casa e concordo com você quando diz que é mais econômico comer fora, por vezes é mesmo. Sem contar que não tem louça para lavar depois. Se precisar de alguma dica, ajuda, só mandar um email, recado no face, comentário no blog, vou ter o maior prazer em te ajudar. Beijos.

Chris Ferreira disse...

OI Ana Lúcia, a gentetem muito o que aprender sempre e a sua coragem, força, determinação e cuidado com a sua mãe são exemplo.
Essa do spay também é novidade pra mim.
Lindo o esmalte.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Selma Helena. disse...

Oi Ana!

Tão cansada de economia... Ou de economizar.... Enfim, vamos ao post!

Lindo!!!

Amei a cor do esmalte!

Beijos

Selma

Clara Lúcia disse...

Ana, limpador de forno no banheiro?
Manina.... e a gente sofrendo à toa?
Que coisa!!!

Vc aprender muita coisa, muitas dicas e olha, mesmo quem sabe tudo ainda tem muito a aprender.

Que unhas mais fofas!!! Amei tudo!
Beijos

Sandra Portugal disse...

A-do-rei seu estilo de redigir, muito leve, divertida e colaborativa!
virei mais aqui!
Tenha um dia perfeito!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Marion disse...

Me emocionei aqui com teu post... a vida é assim, cheia de surpresas, para as quais a gente, em grande parte das vezes, não está preparada, né? Mas percebo que olhas de frente pros desafios e dificuldades. E vais tirar de letra. O caderninho pode ajudar na organização! Faço muitas listas, anotações na agenda, pra não esquecer nada. Sou sozinha na administração da casa e de tudo, e não é fácil, mesmo. Ah, também compro comida pra nós duas - para garantir a variedade e acaba ficando mais barato tb, desde que compremos numa cantina da vizinhança - comprando por quilo e trazendo porá casa dá entre 6 e 9 reais pra nós duas. É economia doméstica, sim! Abs. e fica bem!

Anabela Jardim disse...

Fiquei com vontade de ter um desse. Que efeito lindo ele dá nas unhas!!!

Anônimo disse...

Desde que essa talentosa Blogueira descobriu sua real capacidade individual e sua multiplicidade para a vida, seu dia-a-dia mudou completamente.
Entre ganhos e perdas o saldo é positivo se cairmos na Real e não no Real.
Ser humano de coração maior que a cidade onde reside! Generosa quando se sacrifica ou se multiplica na ajuda aos outros, humilde e educada quando agradece pelas informações que recebe.
Os sonhos criativos e acelerados só não são maiores porque a sorte não deixa e torna-se madrasta quando premia outras pessoas que não merecem tanto.
Tenho orgulho de estar em contato com essa fonte de energia que se irradia em megabits independente da rede de comunicação que utilize. A genialidade é simples e sincera quando recebe um elogio sobre a beleza de seu trabalho, ela até aceita, mas diz que é “Tipo NET”.
Parabéns administradora de tantas virtudes, de tantos outros problemas e de seu próprio tempo!
Quanto a administrar uma casa, eu até coloco a minha mão no fogo e confesso que não faz muito tempo, eu não seguraria nem um prego. rsss
Dois beijos no seu coração!
Anônimo!

Pequenos Mimos disse...

Não deve ser fácil mesmo ser pega de sopetão para assumir tal tarefa, mas aos poucos vc vai dando conta e se organizando, tenho certeza que essa blogagem vai te auxiliar muito. bjs

sheyla xavier disse...

Ana, minha linda

Ser administradora do lar, não é fácil mesmo, mas a gente aprende a cada dia que passa. Seu esmalte ficou perfeito , adorei o visual fashion que vc deu a ele.
Eu estou aprendendo muito com as dicas daqui.

1000 bjokas e bom final de semana.

Lola disse...

Oi Ana!
Se sentir perdida no meio de tantas tarefas domésticas para administrar...quem nunca??? hahahaha Eu estou "nessa vida" a 17 anos e ainda me sinto perdida! Sossegue! As coisas se ajeitam, no final.
Adorei o flocado desse esmalte que vc usou!
Bjs

Anônimo disse...

Ana. Não é fácil administrar uma casa não, mas parece que você está se saindo bem e buscando boas assessorias. Beijos!

Carol Vieira disse...

Ana, primeiro quero dizer que gostei muito da sua força de vontade... Várias mudanças bruscas na sua vida né?
Administrar casa é assim mesmo, qdo me casei eu tentei me enganar achando que não precisava administrar... Engano. O tempo passa e vc tem que agarrar aquela responsabilidade. Foi aí que fui para internet ler blogs, conhecer pessoas mais experientes nesta parte e aprendi muitooo.
Acho que a idéia da Fernanda Reali de congelar algumas coisas é bom. Você terá comidinha caseira e rápido.
Aos poucos você vai aprendendo... Afinal a gente vive aprendendo nesta vida né?

Tudo de bom para você e amei seu post.
Beijos e uma linda semana :o)

Anônimo disse...

Parabéns!!!
Apesar de todo o medo não fugiu da raia...
Bjs

Adelaide Araçai disse...

Ana eu ESTOU dona de casa a apenas 5 anos (20 anos de casada - mas sempre trabalhei fora e administrava como dava) agora faço tudo e uso muito da rotina que tinha quando trabalhava fora. Meu horário de trabalho é das 08h as 18h depois eu bato cartão e não faço mais nada...rsrs
Olha uma coisa que acredito que valha a pena para vc é a comida congelada. Eu vejo por nós somos em três e não vale a pena cozinhar sempre determinados alimentos em pequenas porções, então quando faço feijão por exemplo...faço 1k e divido em porções descongelo só quando vou usar. Adoro receitas rápidas simples e saudáveis.
Veja se vc não consegue alguém que te forneça os alimentos pré cozidos e congelados. São nutritivos e mantém vc com tempo para as outras coisas.

Abraços

Mary Sant'anna disse...

Olá Querida Ana!!!
Como já sabia da sua história...imagino sua dificuldade nestes últimos anos... mas Deus tem um plano pra vc:"Confie e Espere"
Vc tem outros dons, nem todas sabemos tudo ou fazemos bem todas as coisas.
Nem se estresse e sua nota não é zero não.

Suas unhas ficaram lindíssimas com este esmalte!!!
Lindo domingo!!! Deus te abençoe!!! s

Geh disse...

Aprendi sobre esse assunto depois que casei, sofri muito no começo. Mas agora já lido bem. Conversamos bastante e um ajuda o outro sempre.


bjussssss

Silvana Cristina Moretto (Sillas) disse...

Olá!! Adorei o seu post, o tema na prática é bem difícil....acredito que sempre estamos aprendendo...eu tb me enrolei várias vezes...Mas vc tira de letra, om seu capricho e atenção. Seu esmalte ficou 10!!è lindo mesmo este esmalte que tanto vc queria e ganhou da Leo. Eita mulher batalhadora!! Conheço a sua história e te admiro d+!! Sabe que sou sua fã de carteirinha! Pode contar comigo sempre! Te amo! beijossss

Fernanda Sahira disse...

Menina mas nem te abala com tantas cobranças, não conheço ninguem que tenha morrido por comer comida congelada ou miojo visse?Cuida de ti antes de cuidar do restante, e quanto as dicas de economia, vamos nos adaptando conforme as necessidades e prioridades, relaxa;;;

beijokas

Fernanda

Sun Moretti disse...

Ana é isso aí, sempre conseguimos dar a volta por cima e economia doméstica a gente faz,,,assim, aprendendo, reescrevendo e lutando sempre!A força que vc deu para a sua mãe já vale tuuudo!bjsssss

Unknown disse...

Ufa!!!
Complicado hein Aninha?!
Mas aos poucos você vai pegando as manhas.
Bjos...

•♥ Sra. N ♥• disse...

Spray limpa forno pra limpar oq no banheiro? box? juro que essa é total novidade pra mim...rs

Ana Cristina disse...

Oi Ana!
Difícil mesmo economizar! Bem diferente o esmalte
Bjus
Ana Cristina