quarta-feira, 26 de setembro de 2012


ANTIBIÓTICOS NATURAIS NOS TEMPEROS

Dias atrás, fiz um post do Sal de Ervas, para tentar diminuir o consumo de temperos prontos, que contém muito sódio em suas composições, no preparo de alimentos.

A Crys Leite também fez um post sobre o sal de ervas e uma outra variação com raspas de limão que achei sensacional AQUI

E ainda na onda dos tempeirinhos, pesquisando na internet, achei um artigo muito interessante sobre os benefícios desses produtos naturais. Achei muito bacana...

Esses produtos naturais são muito eficazes na prevenção de doenças e, muitas vezes, possuem propriedades medicinais comprovadas por estudos científicos. 

Como diz o ditado popular: “comer é o melhor remédio”. Por isso, hoje o post mostrará um  pouco mais sobre os antibióticos naturais, ou seja, sobre alguns alimentos e ervas que combatem as doenças causadas por bactérias.

Veja a lista e inclua esses produtos em sua alimentação diariamente.




Alho (Allium sativum)
alho  é um remédio natural conhecido há milhares de anos, mas foi recentemente que estudos comprovaram a sua eficácia no combate das infecções.
Essas pesquisas mostram que o alho possui ação antimicrobiana devido às suas substâncias ativas, principalmente a alcina. Uma dica é esmagar o alho e deixar descansar em água por 20 minutos. Este “suco” ajuda a combater as bactérias nocivas e fortalecer as defesas do organismo contra doenças.


Gengibre (Zingiber officinale)
Outro poderoso antibiótico natural é o gengibre. Por isso, ele é conhecido pela medicina popular como “medicamento universal”. O óleo essencial do gengibre possui função bactericida, ou seja, combate as bactérias que causam dano ao nosso organismo.  Para tanto, o gengibre pode ser consumido cru ou na forma de chá. É importante destacar que a infusão não pode ser feita com água fervente, mas apenas quente. Dessa forma, é possível manter as propriedades ativas do gengibre.




Cebolinha Verde (Allium fistulosum)
Muito utilizada como tempero, a cebolinha verde possui diversas propriedades medicinais desconhecidas do público em geral. Assim como os demais alimentos mencionados, a cebolinha também atua diretamente no tratamento de infecções, pois atua como bactericida. O ideal é consumi-la crua, em saladas ou como condimento para pratos salgados.



Orégano (Origanum vulgare)
O orégano  é um tempero conhecido no mundo inteiro. Mas além do sabor e do aroma marcantes, essa erva também é muito benéfica para a saúde. Ele é rico em substâncias antibacterianas e, por isso, previne uma série de doenças. O orégano também contém antioxidante, que reforçam o sistema imunológico e combatem os radicais livres. Basta adicionar as folhas cruas ou secas em suas receitas para aproveitar todos esses benefícios.



Outros Alimentos e Ervas

  • Chá verde          
  • Própolis
  • Açafrão
  • Azeite de Oliva
  • Cebola
  • Cominho

Imagens: Google



Aproveitando essas dicas bacanas, que tal fazer uma hortinha caseira e ter temperinhos sempre frescos a mão?

Achei muito fofa essa dica de horta em vasos AQUI

Beijos
: )





10 comentários:

Celena disse...

Que legal seu post amiga, aqui em casa eu tbm faço meu próprio tempero pra fugir do sódio... amei suas dicas, bjs e bom dia!!

SHEYLA - DMulheres disse...

Ana, querida

Ótimo post e já incluo o alho, orégano e a cebolinha diariamente em minhas comidinhas e acho uma maravilha.

mil bjokasss

Crys Leite disse...

Oi Ana!!!

Vou fazer no meu blog uma série de temperos que eu gosto.

Alho, coentro/salsinha não podem faltar.

Beijos.

Sun Moretti disse...

Ana adooroo!Eu fiz em casa uma hortinha vertical de temperos e tenho adorado!Cebolinha, salsa, oregano, erva doce, pegam muito bem!Bjsss

Veronica Kraemer disse...

Ana querida, eu amei suas dicas! Adoro saber destas coisas, e alguns temperos uso há tempos, inclusive em banhos, pois fazem um bem danado!
Obrigada por compartilhar!
Beijosssssssss minha linda!
Vero

Adriana Balreira disse...

Ana,
Também não gosto de temperos prontos, como tenho enxaqueca os temperos prontos são um veneno para mim. Prefiro naturais mesmo. Amo cebolinha, gengibre, alho! Muito melhor fazer o nosso próprio tempero.
Beijos
Adriana

josi.mel.2009@hotmail.com disse...

Adorei seu post, sou muito fã do alhoe agora é que vou usar e abusar. beijos sua prendada linda.

Juliana Farias disse...

Amei seu blog flor vem seguir o meu to te seguindo
www.meumundotemcor.blogspot.com.br e curti a pagina no face
https://www.facebook.com/meumundotemcor1

Das coisas que vejo e gosto. disse...

Que legal esse post! Bem informativo.

Beijos

Selma

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Ana, vim agradecer sua visita no DONA MOCINHA DO BRASIL, muito obrigada e espero que volte muitas vezes!

Quanto a horta, já tenho até as xícaras - vou plantar em xícaras de alumínio que tenho na loja - só me falta o tempo rsrsrs


Beijos e ótima semana


Audeni