segunda-feira, 30 de julho de 2012

VOCÊ SOFRE COM INSÔNIA?

De uns tempos pra cá venho sofrendo com a insônia e isso tem me incomodado muito. Não acordo disposta, e somando-se à fibromialgia, tudo fica muito pior.


Após pesquisas, encontrei um artigo muito interessante, do Dr. Drauzio Varela, que dispensa comentários quando o assunto é saúde.
Passei então, a seguir as recomendações para uma boa noite de sono. Tive bons resultados, e quero compartilhar com vocês.

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica:


* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;


* Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;
* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;
* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;
* Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional;
* Use técnicas de relaxamento. Progressivamente contraia e relaxe todos os músculos do corpo, começando pelos dedos dos pés e terminando na face. Massageie suavemente o couro cabeludo. Tente visualizar uma cena ou paisagem que lhe traga satisfação;
* Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;
* Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;
* Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc. Eles têm sido usados há séculos por pessoas que garantem sua ação relaxante;
* Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.
* Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;
* Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;
* Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;
* Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;
* Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.


Para ler o artigo completo, cliquei AQUI


Espero ter ajudado.

Beijos
: )


10 comentários:

Zuleide Felisberto disse...

Tb tenho fibromialgia, mas correntes de ar me matam! eu não posso tomar leite pq junto com fibromialgia veio sindrome intestino irritavel, não tenho insonia, mas tenho muitas dores, as x acordo de madrugada com dor pescoço, perna e escambau ai custo mais dormir, mas tem um hormonio natural que se chama melatonina ele ajuda voce dormir super bem e não tem contra indicações, pesquisa na net! bj

Silvana Moretto disse...

Eu adorei as dicas, o Dr. Drauzio é muiiito bom mesmo! Eu não sinto insônia todos os dias...mas de vez em quando ela me acha..rs...aí pra pegar no sono é fogo! Pra mim um leite morno e ler ajuda muiiito. Um escalda pés tb é muito bom, pois aquele e relaxa d+. Beijosss

ROSE OLIVEIRA disse...

ai Ana sofro e muito trabalho com eventos então as vezes amanheço o dia acordado para começa a trabalhar cedo então me habituei a dormir muito tarde e as vezes viro sem dormir 2,3 dias seguidos como sou um poço de tensão então tento relaxar com banho quente e muito chá que amo as vezes funciona,lindona uma semana maravilhosa...xeru da Rose

http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

Keilla Colombo disse...

Oi LIndona...Eu sofro é para acordar....por enquanto nunca tive insônia, mais minha sogra coitada sofre com a fibromialgia e coms todos os sintomas, vou mostrar o post para ela, quem sabe ajuda...

Bjinhosss e ótima terça!!!

Beatriz Pequenos Grandes Pensantes disse...

Amiga linda, espero que melhores logo...
Hoje vim lhe agradecer...
Você nem imagina como fiquei feliz ao receber a sua mensagem. Saiba que você é uma pessoa que admiro muito, alguém realmente especial e receber esta surpresa fez o meu dia muito mais feliz. Tomara que a gente continue assim, sempre trocando gestos de amizade e consideração. Acho que a gente deveria viver assim, distribuindo palavras amigas e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo. As palavras são impregnadas de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos.
SEJA MUITO FELIZ...
Que Deus lhe abençoe sempre, sempre, sempre...
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Beatriz Pequenos Grandes Pensantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Pequenos Grandes Pensantes disse...

Amiga linda, espero que melhores logo...
Hoje vim lhe agradecer...
Você nem imagina como fiquei feliz ao receber a sua mensagem. Saiba que você é uma pessoa que admiro muito, alguém realmente especial e receber esta surpresa fez o meu dia muito mais feliz. Tomara que a gente continue assim, sempre trocando gestos de amizade e consideração. Acho que a gente deveria viver assim, distribuindo palavras amigas e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo. As palavras são impregnadas de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos.
SEJA MUITO FELIZ...
Que Deus lhe abençoe sempre, sempre, sempre...
Bjokas...da Bia!!!
http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Aninha disse...

Sei bem o que é isso, é horrível, já sofri muito com insônia quando minhas bbs eram menores, por mais que elas dormissem bem, eu não dormia, até hoje se ficar ansiosa com alguma coisa, pronto! dormir vira um problema, amei as dicas, bjs!

SHEYLA -DMulheres disse...

Ana
Amei as dicas. Em alguns momentos de minha vida, tenho muita insônia, e sei que algo está mal e vem sempre quando estou muito ansiosa.
bjokas, querida

Zizisantos disse...

Li com cuidado o seu post e as informações.
lamento que vc tenha perdido o sono e tenha a fibromialgia! conheço pessoas que tem e não é fácil, o tratamento.
Alguns tem resultado com a reique (nao sei escrever o correto)
Sobre a insônia, acho que o leite fermenta no intestino, tem pessoas que não conseguem relaxar com ele. E outra coisa que se deve evitar é o chá, pois é estimulante e a pessoa não consegue dormir adequadamente.

Ana, tenha fé que você vai conseguir relaxar e dormir. beijos
Zizi